Galinha bota ovo com outro inteiro dentro em SC

Uma galinha gigante colocou um ovo com tamanho maior do que o comum e surpreendeu seus criadores em Santo Amaro da Imperatriz (SC), quando foi quebrado. 

Dentro dele, havia outro ovo inteiro, com casca e tudo, porém menor. Conforme Rodrigo Dias, responsável pela criação da raça índio gigante, o ovo tinha aparência normal, embora, “talvez com a casca um pouco mais fina”. Especialistas consideram a ocorrência rara.

O vídeo foi gravado pela esposa de Dias, que queria ver se havia mais gemas dentro do ovo, já que achou o tamanho dele “gigantesco”. 

Dias não sabe dizer qual era o tamanho do ovo, mas garante que era “bem maior do que um considerado grande”. Ele veio de uma galinha de 98 centímetros. Os machos da espécie, segundo o criador, podem chegar a 1,31m e 8 kg.

O fenômeno é considerado raro, segundo o professor de medicina veterinária na Universidade do Oeste de Santa Catarina, especializado na área de reprodução animal, José Francisco Manta Bragança.

“[Ocorre quando] desce o primeiro ovo e ele não é expulso. Um segundo ovo, que estava descendo pelo trato, se junta a ele no momento de formar a casca, e surgem juntos, como aparece no vídeo”, explica o professor universitário.

*G1 com edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *