Unicentro auxiliou 70 produtores na certificação de orgânicos em 2023

O Paraná Mais Orgânico (PMO) é uma iniciativa do Estado do Paraná que tem como objetivo orientar e certificar produtores orgânicos. Primeiro programa de certificação gratuito do Brasil, o PMO surgiu a partir da constatação de que o modelo de produção e consumo de alimentos no país poderia ser melhorado.

Com núcleos em todas as universidades estaduais do Paraná, o programa tem colaborado para que o estado tenha o maior número de produtores certificados no país, sendo responsável por 47,7% dos certificados paranaenses. 

O núcleo Unicentro, formado por equipe de quatro agrônomos e um técnico em agroecologia, certificou cerca de 70 produtores só no ano de 2023. O processo de certificação não tem custo para o produtor, a equipe visita as propriedades, avalia a produção e elabora plano de manejo individualizado. Tudo isso de modo a indicar as conformidades e não conformidades de acordo com a Lei de Orgânicos e ajudar na transição do modelo convencional para o orgânico.

Existem três formas possíveis de certificação prevista em lei: auditada, Organização de Controle Social (OCS) e participativa. O PMO atua nas três formas de certificação. Para ter sua produção certificada, basta entrar em contato com núcleo do Paraná Mais Orgânico através do telefone (42) 3629-8259 ou das redes sociais.

O Paraná tem um decreto para tornar a alimentação escolar 100% orgânica até 2030 e parte dessa produção virá da agricultura familiar. Dessa forma, têm sido feitos cada vez mais investimentos para incentivar os pequenos produtores.

*Coorc Unicentro/com edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *