Mercado brasileiro de frango tem expectativa de crescimento recorde em 2024

Recorde, essa é a palavra que deve continuar permeando o mercado brasileiro de frango em 2024. É o que apontam as estimativas divulgadas pelo Cepea no Agromensal de janeiro. Elas mostram que a produção da proteína deve continuar crescendo neste ano, sendo o bom ritmo de embarques ao exterior o fator decisivo para a continuação desse movimento. 

Ainda conforme o Cepea, a produção nacional de carne de frango somou 10,1 milhões de toneladas na parcial de 2023 (de janeiro a setembro), 6,1% acima da verificada no mesmo período do ano anterior e um recorde da série histórica da Pesquisa Trimestral de Abates de Animais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). 

No front externo, o cenário também foi positivo. Os embarques brasileiros da carne atingiram 5,1 milhões de toneladas em 2023, volume 6,8% acima do verificado no mesmo período de 2022 e o maior já registrado em toda a série histórica da Secretaria de Comércio Exterior(Secex), iniciada em 1997. 

Estudos do Cepea indicam que o volume de carne de frango deverá atingir cerca de 13,9 milhões de  toneladas este ano, 2% acima do esperado para 2023. A exportação, por sua vez, poderá ultrapassar a marca de 5,1 milhão de toneladas. 

A aposta do setor deve continuar sendo o mercado externo. As missões comerciais e campanhas de promoção de exportação e investimento do mercado de frango brasileiro vêm se intensificando e  devem refletir em bons resultados no próximo ano.

*Cepea com edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *