Cresol capacitou mais de 60 cooperados em programas de empreendedorismo em 2023

A Cresol desenvolve há vários anos o programa Empreendedorismo Cresol, destinado a fomentar o desenvolvimento de empresas e propriedades rurais por meio do conhecimento e consultorias personalizadas, que visam capacitar os cooperados e contribuir na geração de mais receitas e menos despesas das suas atividades. Em 2023, a Cresol Vale das Águas PR/MG capacitou por meio do programa Empreendedorismo Empresarial 45 empresas, de segmentos distintos. 15 empresas participantes atuam em Laranjeiras do Sul, 15 empresas de Cantagalo e mais 15 empresas de Candói, cidades localizadas no estado do Paraná.

Já o programa Empreendedorismo Rural atendeu 23 produtores rurais dos municípios de Laranjeiras do Sul e de Goioxim, PR. De acordo com o Presidente da Cresol Vale das Águas PR/MG, Sérgio Bukovski, a Cresol, além de disponibilizar linhas de crédito para custeio, investimento, comercialização e industrialização da produção agropecuária, a cooperativa conta com os programas de fomento ao empreendedorismo, com o objetivo de melhorar tanto os empreendimentos rurais quanto as empresas urbanas, auxiliando na gestão, planejamento, inovação e sustentabilidade das atividades.

“Nós entendemos que o crédito é uma ferramenta importante para o crescimento dos setores, mas não é a única. Por isso, buscamos oferecer um atendimento personalizado e diferenciado, entendendo as necessidades e as potencialidades de cada cooperado, além de oferecer as soluções financeiras adequadas para cada realidade. O Empreendedorismo Cresol, nada mais é do que um investimento que a cooperativa faz nos seus cooperados, fomentando o crescimento, gerando renda, e fortalecendo os membros da cooperativa”, afirma Bukovski.

Para o cooperado e participante do Empreendedorismo Empresarial, Fernando Boaria, o programa está sendo de grande valia em sua empresa, tendo em vista que em alguns aspetos da gestão o empresário afirma ter aprendido somente na prática, por meio de erros e acertos. “O programa vem ajudando muito nós na questão das finanças, saber trabalhar com o fluxo de caixa, saber trabalhar com o marketing nas redes sociais. Estamos aprendendo muito”, afirma.

A gerente de carteira Pessoa Jurídica, Aline Oro ressaltou o quanto Fernando e os demais participantes estão aprendendo e se capacitando junto aos profissionais que estão realizando os atendimentos. “Estamos aqui para ajudar os nossos cooperados e, nada melhor, do que contribuir por meio da informação e capacitá-los para que saiam ainda mais fortalecidos para gerir os seus próprios negócios”, comenta.

O presidente Sérgio destaca que a Cresol Vale das Águas PR/MG está pelo terceiro ano consecutivo desenvolvendo esse projeto, juntamente aos associados pessoa jurídica e visa o desenvolvimento na gestão. “Vale ressaltar a função do cooperativismo, que é uma sociedade de pessoas que visa o crescimento mútuo e o desenvolvimento da comunidade. Temos outros programas que atuam na mesma frente, com o mesmo objetivo, porém, com públicos diferentes. O Empreendedorismo Rural, por exemplo, acontece pela forte atuação da Cresol no segmento, o que faz com que a cooperativa entenda a necessidade de cooperar com esse público”, conta. 

Vale ressaltar a parceria da Cresol junto ao BNDES, em que a Cresol trabalha há mais de 24 anos em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 2022, a cooperativa foi a instituição que mais operou crédito para pessoas físicas, somando R$4,7 bilhões em mais de 81 mil contratos aprovados.

A Cresol tem mais de 28 anos de história, com cerca de 890 mil cooperados e 855 agências de relacionamento, espalhadas em 19 estados do Brasil. A Cresol está em plena expansão para atender por meio do cooperativismo as necessidades financeiras dos seus cooperados e desenvolver também mais cidades e regiões brasileiras.

A Cresol Vale das Águas PR/MG além de atuar na região Centro-Oeste do Paraná, possui sua área de expansão na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Atualmente, conta com uma agência de Relacionamento em Patrocínio, e três salas de negócios nas cidades de Coromandel, Monte Carmelo e Serra do Salitre e mais nove agências de relacionamento no Paraná.

*Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *