Concreto pode ser solução econômica para estradas rurais de Irati

A Prefeitura de Irati deu início, no mês de novembro, a um importante projeto de pavimentação em concreto em estradas rurais. O objetivo é melhorar a durabilidade e resistência das vias frequentemente afetadas em períodos de muita chuva. O primeiro trecho contemplado é uma via secundária de 500 metros no distrito de Gonçalves Junior.

O prefeito Jorge Derbli tem acompanhado os testes para verificar o progresso e visto com importância a iniciativa para atender a comunidade rural. “As estradas rurais, por mais que a gente recupere e trabalhe, a cada chuva forte é destruída. Queremos fazer um serviço que dure, por isso a experiência com a pavimentação em concreto”, explicou o prefeito.

Conforme o prefeito, a obra é realizada na base existente na estrada, após patrolamento e com uma sub-base. Com uma forma feita com madeira, é colocado o concreto. “Esse pavimento, com custo mais acessível, possui uma altura de 15 centímetros e promete maior resistência. Nas margens da via, será aplicado um caimento com cascalho para o escoamento adequado da água”, pontuou o chefe do executivo. “Acredito que será uma excelente solução para as estradas do interior”, acrescentou.

O distrito de Gonçalves Junior foi a região escolhida para os testes do novo pavimento – Foto: Secom Irati

O Secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, ressaltou a importância dessa iniciativa para o setor agrícola. “Ela é muito necessária para o agricultor deslocar a produção, vindo para a cidade, onde ele vai comercializar. Esse investimento vem trazer uma forma mais econômica de atender o agricultor, proporcionando maior tranquilidade e segurança para o transporte dos produtos nas vias rurais”, disse.

Outro ponto destacado por Raimundo Gnatkowski em relação ao impacto positivo do projeto aos produtores rurais, é que ele pode ajudar no desenvolvimento do turismo rural de Irati. O município tem crescido muito neste setor nos últimos anos. “Nós temos áreas turísticas no interior, como igrejas, cachoeiras. Hoje, já está mexendo muito com o turismo rural, como nós temos no Cerro da Ponte Alta, a Daneliv [pousada], as próprias festas no interior que acontecem, elas também são um atrativo turístico. Então, isso traz um benefício muito grande para quem quer conhecer o potencial turístico do nosso interior”, comentou.

Além disso, o secretário destaca que as melhorias nas estradas poderão também fomentar a produção de grãos e outros produtos. O pavimento em concreto já é usado em outros municípios, em vários tipos de vias. O que altera cada uma são as atribuições técnicas para adaptação para os diferentes trechos e tráfegos.

*Redação/Secom Irati
Foto: Secom/Irati

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *