Presépio montado por produtor na área rural atrai visitantes em Ivaí

No interior de Ivaí, a tradição natalina ganha vida todos os anos nas mãos do produtor rural Darcy Rodrigues, de 63 anos, que, há décadas, realiza a montagem de um presépio na área rural, a 2,5 km da cidade, na localidade de Balaios.

Ele conta que seu envolvimento com a tradição começou aos seis anos, quando foi morar com a avó. Desde então, a paixão por criar o presépio cresceu, tornando-se uma prática que se estende à igreja da comunidade e à sua própria casa.

Darcy sempre foi ativo na igreja, contribuindo com a montagem do presépio e decorando o local com arranjos florais para as missas. Além disso, segundo a filha Luana, sua ligação com a natureza se reflete cultivando diversas espécies de flores. “O pai sempre gostou muito de cultivar flores de diversas espécies rosas, orquídeas, lírios e outras mais. Todas essas ele usa para fazer arranjos de flores ou então doa para as igrejas fazerem seus arranjos, principalmente as rosas vermelhas no mês de outubro que é o mês de nossa Senhora”, contou.

O agricultor e a família trabalham com o cultivo de milho, soja, feijão e também com a pecuária de leite. Segundo Darcy, pouco antes do natal ele precisa dividir o tempo entre as atividades da propriedade e o processo de montagem do presépio. “A montagem leva em média uns 15 dias, pois é feita aos poucos, conciliando com o trabalho da propriedade. Todo ano é diferente, procuro fazer em outro lugar e inovar nas decorações para que não se repitam”, contou ao AgroRegional. “A ideia é sempre do pai e é ele quem mais trabalha no presépio, mais toda família ajuda na montagem de alguma forma”, complementou Luana.

A família Rodrigues ainda é formada pela esposa do produtor, Bernadete, o filho José Guilherme e a filha Luana. “Para nós o Natal significa o nascimento e o aniversário do menino Jesus. É uma festa religiosa que para nós é muito importante pois temos toda a preparação para a chegada do Natal. Esse ano ainda será mais especial pois vamos ganhar duas netas de presente de Natal”, comemorou o produtor. A filha Luana e a nora Clau estão grávidas.

VISITAS

A propriedade já é reconhecida pelo trabalho do produtor Darcy no Natal e tem atraído muitos visitantes. “Todo ano tem vindo mais pessoas para visitar o presépio, quem vem sempre acaba postando fotos ou vídeo nas redes sociais o que acaba atraindo mais pessoas a vir conhecer”, explicou Luana. Este ano é especial para a família Rodrigues, pois participam pela primeira vez de um concurso realizado pela prefeitura de Ivaí, que avaliará as decorações de Natal. O resultado será revelado em 23 de dezembro.

EM FAMÍLIA

Segundo Luana, os pais sempre trabalharam na agricultura e até há 15 anos atrás trabalhavam com fumo, depois passaram para a pecuária de leite e para outras culturas. “Eu saí trabalhar fora desde nova, estudava e trabalhava na cidade, depois fiz faculdade mas não atuo, e agora há quase 2 anos resolvi trabalhar com a pecuária de leite que é a minha paixão. Tanto eu quanto meu irmão já somos casados e moramos na cidade de Ivaí, mas estamos todos os dias aqui [na propriedade dos pais] para trabalhar”, destaca Luana.

Veja mais fotos

*Redação/Daiara Souza
Fotos: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *