Cresol firma parceria com Unicafes-PR no X Encontro Estadual de Mulheres e VI de Jovens 

No último dia 30 de novembro, a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Unicafes-PR) e a Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Fecafes-PR) promoveram o X Encontro Estadual de Mulheres e VI Encontro Estadual de Jovens, no Centro de Eventos da Agrária, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava.

A 10º edição do evento teve mais uma vez o apoio da Cresol e foi marcada por discussões sobre o papel das mulheres e jovens no cooperativismo, lançamento de parcerias estratégicas e a busca pelo fortalecimento do setor. A Sescoop/PR, através do Sistema Ocepar e a Itaipu Binacional também foram apoiadores.

O foco no empoderamento feminino no contexto da agricultura familiar e economia solidária foi evidenciado pelo tema desta edição “Mãos de semeiam e se organizam”. Segundo o presidente da Unicafes-PR, Ivori Aldomar Weide Fernandes, mais de 700 pessoas participaram. Ele destacou a importância das mulheres nesse cenário da agricultura familiar. “Sabemos que tudo hoje, quando se fala de produção de alimentos e cooperativismo solidário, está passando pelas mãos de mulheres. Nós sabemos que esse papel é importante e buscamos todas essas parcerias. Estamos fortalecendo esse processo de desenvolvimento e também o empoderamento do jovem, empoderamento da mulher nas cooperativas de agricultura familiar e na economia solidária”, afirmou Ivori. 

O evento teve como objetivo fortalecer o papel das mulheres rurais, proporcionando um ambiente para discutir desafios e compartilhar experiências. A programação incluiu uma mesa redonda com lideranças femininas e jovens, abordando os desafios dos espaços públicos e momentos de discussão sobre o empoderamento das mulheres. Outro destaque foi o lançamento do “Selo dos Produtos das Mulheres Cooperativistas”.

Cresol

Durante o evento a Unicafes-PR lançou projetos e contou com a parceria da Cresol. O encontro também marcou o lançamento de parcerias com órgãos governamentais, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, a Fomento Paraná e a Seab.

Para o presidente da Cresol Grandes Lagos PR/SP, Nilceu Kempf, o empoderamento das mulheres rurais é fundamental. “Hoje, várias cooperativas de produção, cooperativas de crédito, são comandadas por mulheres, a maioria dos membros do conselho são mulheres, muitas vezes na executiva, são mulheres. Isso é importante para nós. Queremos essa igualdade”, destacou. 

Para ele, foi uma alegria muito grande receber as mulheres na nossa região que abrange a Cresol Grandes Lagos PR/SP. “Nós, muitas vezes, aportamos recursos através dos projetos, por exemplo, de empreendedorismo, e nós cedemos para essas cooperativas para que elas desenvolvam o trabalho de melhoria de qualidade de vida dessas famílias trabalhadoras rurais”, comentou. 

Além das mulheres, o apoio do Cresol também se estende aos jovens. “Nós temos um programa que é o Juventude Conectada e vamos ceder algumas vagas para as cooperativas de produção poderem indicar os jovens para participar”, contou Nilceu Kempf.

*Redação/Daiara Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *