Saúde do homem em pauta na Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ

O tradicional evento do Novembro Azul da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ foi realizado em duas edições. No Sul, o evento foi em Prudentópolis/PR e contou com a presença de 350 homens de 22 municípios da área de atuação da cooperativa no Paraná e Santa Catarina. Já no Rio de Janeiro, o encontro aconteceu em Itaperuna, reunindo mais de 150 homens de 8 municípios.

O propósito dos eventos é de conscientizar os homens sobre os cuidados com a sua saúde de forma abrangente: física, emocional e mental, com foco no câncer de próstata, que é o motivador do movimento mundial Novembro Azul.

O renomado médico psiquiatra, Dr. Jairo Bouer, especialista em saúde e palestrante, escritor e comentarista em diversos programas de televisão, sites e rádios conduziu a palestra sobre saúde masculina, enfatizando a importância dos exames preventivos e tirou as dúvidas da plateia. Além disso, o mágico e palestrante Marco Zanquetta, usou o tema “É lúdico, mas o papo é sério” para trazer mensagens importantes sobre saúde emocional e mental, animando o público com seus números de ilusionismo.

O presidente da Cooperativa, Santo Cappellari, e o Vice-presidente, Marcos Luis Conzatti, apresentaram alguns números do cooperativismo e incentivaram uma reflexão sobre a importância de cuidar da própria saúde e dos familiares. Nas palavras de Santo Cappellari “Além das pesquisas, podemos perceber entre os nossos conhecidos e amigos, que os homens têm uma expectativa de vida menor do que as mulheres, por diversos motivos, dentre eles, por problemas de saúde que poderiam ter sido evitados ou, pelo menos, percebidos e tratados no início” e finalizou “Já recebemos diversos relatos de como este evento que está na 8ª edição no Paraná e Santa Catarina, ajudou a salvar e a melhorar muitas vidas. Se com o Novembro Azul conseguirmos promover mais qualidade de vida e longevidade para ao menos um homem, já terá valido a pena”.

Falando em saúde, a saúde financeira também foi abordada. Os participantes foram alertados sobre os principais golpes de engenharia social no Brasil e receberam dicas para identificar e se proteger.

Para ampliar o propósito dos eventos, os participantes contribuíram com uma boa ação, doando 1kg de alimento não perecível. Nos dois eventos, quase 400 kg de alimentos foram arrecadados e doados para 4 instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Campanha Nacional do Novembro Azul

A campanha do Novembro Azul tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.

Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico. 

Dados de 2023 do Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e muito mais.  

*Assessoria Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *