Com 4 mil agricultores, Encontro de Líderes Rurais vai fortalecer a união do meio rural

ais de 4 mil produtoras e produtores rurais do Paraná estarão reunidos no Encontro Estadual de Líderes Rurais 2023, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, no dia 1º de dezembro, no Centro de Convenções Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para fortalecer a união do setor. O evento proporciona a interação e a troca de experiências entre os participantes, além de palestras sobre o exercício da liderança.

O Encontro Estadual de Líderes Rurais celebra as diversas iniciativas encampadas pelo Sistema FAEP/SENAR-PR ao longo de 2023, que mobilizaram milhares de produtores e produtoras rurais em prol do fortalecimento da agropecuária paranaense, dentro e fora da porteira. As ações incluem os cursos “Liderança Rural”, o workshop “Agro Pro – Produtor Protagonista”, os dez eventos do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais e outras iniciativas, como a maratona tecnológica Agrohackathon, o Prêmio Queijos do Paraná e as ações da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF).

A formação de novos líderes é fundamental para o desenvolvimento do setor e para a defesa dos interesses dos nossos agricultores e pecuaristas. Por isso, nos últimos anos, criamos estratégias para trazer produtores e produtoras rurais para junto do sistema sindical, que é a base da representatividade do nosso setor. Essa transformação que vem acontecendo em diversas regiões do Estado só é possível por meio da nossa união.Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

O evento faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), iniciativa desenvolvida pelo Sistema FAEP/SENAR-PR desde 2018. O objetivo é incentivar os sindicatos rurais a encontrarem soluções para ampliar o número de associados, trazendo mais produtores para a representatividade sindical, além de promover ações para garantir a autonomia financeira.

Programação

A programação do encontro inclui palestras sobre temas relacionados à liderança rural, que destacam a importância de aproximar a classe produtora e fortalecer a representatividade política do setor. Os convidados são a senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o empresário e ex-deputado federal Marcelo Almeida.

A Comissão Estadual de Mulheres da FAEP também terá um momento na programação para apresentar o trabalho que está sendo realizado desde a sua criação, em 2021. Hoje, são 78 grupos femininos locais atuando nos sindicatos rurais em diversas regiões do Paraná, mobilizando mais de 2 mil mulheres e incentivando seu protagonismo no campo. Além disso, a CEMF vem ganhando reconhecimento nacional, consolidando-se como exemplo de atuação para outros Estados.

*Sistema FAEP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *