Produção de ovos caipira fomenta renda a pequenos produtores em Guarapuava

O projeto de avicultura para a produção de ovos caipira em Guarapuava busca incrementar a renda do pequeno produtor. Realizado pela Secretaria de Agricultura e a Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava (CARMUG), no momento a produção é direcionada para a demanda interna como a feira solidária, merenda escolar, compra direta e feira do produtor.

O veterinário responsável pelo projeto, Carlos Eduardo Valendolf, conta que o município oferece todo o suporte técnico aos produtores. “Como veterinário responsável pelo projeto vou orientar os produtores desde a estrutura necessária, compra de aves, nutrição, manejo e sanidade”, explica.

Um dos produtores é Marlon Henrique Fesky Camargo, que diz estar tendo resultados positivos com o projeto. “Antes já produzia os ovos para consumo próprio, sem comercialização. Agora estou vendendo e vendendo bem.  A procura é tão grande que chega a faltar ovos. É muito fácil vender ovo caipira porque o preço é melhor que o do mercado”, disse.

E apesar dos gastos iniciais, que podem ser um obstáculo a curto prazo, Marlon conta que o retorno é garantido. “Muitos têm vontade, mas precisa de um investimento inicial na questão de se estruturar como montar um galpão, o cercado e a questão de alojar as pintainhas. Para quem tem vontade, siga em frente, as vendas são garantidas. É um excelente projeto, tem um bom preço é uma valorização do pequeno produtor”, explica.

Após sair da propriedade, os ovos passam por uma inspeção antes de ser destinado ao consumo. Carlos Eduardo conta que o projeto é um incentivo para os produtores, e ainda, abastece várias demandas do município com alimentos de qualidade. “Por exemplo, a Feira Solidária que é realizada nas comunidades atende as famílias mais carentes, onde trocam o lixo reciclável por uma sacola de alimentos, dentre eles o ovo caipira. Os ovos também são destinados as escolas municipais onde as crianças irão consumir na merenda”, conta o veterinário.

Os ovos podem ser comprados ainda através do site Compre do Produtor, projeto que funciona como uma feira online, onde o consumidor recebe os produtos em sua casa. E ainda podem ser comprados na Feira do Produtor.

“Esperamos também que com o passar do tempo e aumento do número de produtores no projeto, possamos entrar na merenda do estado e também realizar o abastecimento interno de mercados do município”, adianta o veterinário Carlos Eduardo Valendolf.

O projeto é realizado em parceria com o secretario de Agricultura, Itacir Vezaro. Para participar do projeto basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de Guarapuava através do número: (42) 3142-1000.

Texto: Jonas Stefanechen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *