Produtores de Irati participam do Encontro Estadual de Lideranças Rurais 2022

De norte a sul do Paraná, produtores rurais de todas as regiões do Estado participaram do Encontro Estadual de Lideranças Rurais 2022, realizada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR na ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Mais de quatro mil pessoas acompanharam durante todo o dia uma programação com muita informação, música e surpresas. Vestindo verde e amarelo, os agricultores transformaram o ExpoTrade em um local de muita festa e integração. O trabalho de montagem dos grupos e de todo o trajeto até o evento foi realizado pelos Sindicatos Rurais dos Municípios.

Um deles foi o de Irati. O Boletim AgroRegional acompanhou a viagem do grupo de cerca de 30 pessoas, boa parte, de mulheres produtoras rurais, moradoras de diversas regiões do município.

Além de Irati, produtores rurais de Ivaí, Prudentópolis, Teixeira Soares, Palmeira, Rio Azul e outros municipos da região marcaram presença no grande encontro.

Pela manhã, os produtores foram recebidos pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, que destacou a força do agronegócio paranaense no enfrentamento às adversidades e principalmente, o trabalho que a entidade tem desenvolvido em diversos níveis, desde o trabalho no campo com cursos para o produtor, ao Projeto Agrinho nas escolas rurais e urbanas.

“Além da comprovada eficiência dentro da porteira, o setor rural do Paraná tem ao seu dispor um instrumento extremamente poderoso: o sistema sindical, estabelecido por lei e reconhecido pelas instituições. Ao longo das últimas décadas, incontáveis conquistas foram realizadas, graças a união e a mobilização do setor em torno deste sistema sindical”, comentou.

Além disso, Ágide afirmou que o evento simbolizou o fechamento de mais um ciclo do processo de formação de lideranças rurais. “Este encontro deixa claro quantas novas lideranças foram desenvolvidas no nosso setor”, pontuou o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Também falaram aos agricultores o representante do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton de Souza, o deputado federal Pedro Lupion, o eleito Deltan Dallagnol e o senador eleito, Sérgio Moro. Também estiveram no evento o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o ex-governador Orlando Pessuti, o diretor presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir César Martins, entre outros representantes de entidades.

PALESTRAS

Na programação técnica, um dos destaques foi a palestra magna proferida por Marcos Fava Neves, o Doutor Agro. Professor da Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Getúlio Vargas e comentarista da CNN Brasil, o especialista traçou um cenário para o agronegócio nos curto e médio prazos, com base na análise de conjuntura e em indicadores econômicos.

O evento também contou com uma palestra de Camila Telles, produtora rural especializada em relações públicas e em marketing estratégico, que falou sobre a importância de o setor agropecuário comunicar o que realmente faz.

Em seguida, a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP, através de suas coordenadoras, subiu ao palco para mostrar como as mulheres são destaque e essenciais na produção agropecuária brasileira. O evento que tinha como um dos focos a equidade, teve mais motivos para comemorar. Em todo o Estado já são 49 grupos locais de comissões de mulheres.

“Temos um campo grande, a mulher precisa ser valorizada e chamada para estar presente nas mesas de discussões dos nossos interesses. Então nós nos preparamos”, disse a vice-prefeita da FAEP / SENAR-PR e coordenadora da CEMF, Lisiane Rocha Czech.

Depois o público também assistiu a uma palestra do cantor Leo Chaves, que também é escritor, CEO da EAI Educa e fundador do Instituto Hortense. Ele compartilhou sua experiência, aprendizados e a necessidade de se reinventar – tudo com base em filosofia existencialista e vitalista. Além disso, Leo também apresentou alguns dos sucessos que marcou sua carreira.

A programação cultural não parou por aí: o encerramento do evento contou com um show da dupla Fernando & Sorocaba.

Participação maciça

Os produtores rurais tivieram de municípios ligados a mais de 150 sindicatos rurais, de todas as regiões do Paraná. Para levá-los à região de Curitiba, foi necessário desenvolver uma logística complexa, que envolveu 117 ônibus fretados pelo Sistema FAEP/SENAR-PR e mais de 60 hotéis.

Veja mais fotos do evento

*Reportagem e fotos: Redação com  Sistema FAEP/SENAR-PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *