Agricultores de Guarapuava inovam na produção de legumes e hortaliças

A família do Fernando César Fernandes e da Rosenilda da Rosa Fernandes mora há 9 anos na Comunidade Rosa, no distrito do Guará. A principal renda da família vem dos produtos cultivados na propriedade e que são vendidos nas Feira do Produtor, Feira Solidária, Compre do Produtor e em projetos como a Merenda Escolar Municipal e Estadual.

Pensando em reduzir custos, aumentar a produtividade e se prevenir da escassez hídrica, o casal resolveu inovar no plantio das mudas de legumes e hortaliças da propriedade.

“A gente faz o preparo muda de beterraba até deixar só uma mudinha, com isso conseguimos que ela cresça mais forte, mais resistente. Com esse processo a muda sai bem preparada para ir para terra e aguentar o calor e a falta da chuva, assim ela dificilmente morre”, explicou Rosenilda, sobre o processo dentro da estufa da propriedade.

“O nosso forte é a beterraba e a cenoura, mas também plantamos brócolis e repolho em menor quantidade. Nesse sistema, conseguimos diminuir os custos e aumentar a produtividade. Atualmente, a agricultura é o que sustenta a família e o restante nós investimos na própria propriedade”, complementou o agricultor.

Fernando César Fernandes. Foto: Secom/Guarapuava

Para o Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a iniciativa de inovação nas propriedades rurais vem para contribuir com os produtores principalmente em épocas de escassez, fazendo com que a produção seja mais lucrativa.  “É importante para o agricultor, inovar, ganhar recursos, diminuir o custo. São atitudes como a do Fernando e da Rose, que criaram uma estufa na propriedade para trabalhar no tratamento das mudas que fazem com que a agricultura familiar se desenvolva”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *