Notícias

Terra Planejamentos expande atuação e abre novo escritório em Fernandes Pinheiro

Empresa é especializada na organização de projetos para liberação de crédito rural

A Terra Planejamentos iniciou suas atividades em abril de 2015, tendo como atividade principal a organização dos processos para crédito rural. Desde esse tempo já atendeu uma grande cartela de produtores rurais de toda a região, através do seu primeiro escritório localizado em Rebouças. Agora, desde agosto de 2020, a Terra Planejamentos abriu novo escritório em Fernandes Pinheiro, para facilitar o atendimento ao agricultor desta região.

O proprietário da Terra Planejamentos, Joaquim Ferreira de Andrade Neto, comenta que a expansão no atendimento veio de uma demanda de mercado, que já era percebida, principalmente através de clientes antigos que moram no município e já eram atendidos pela equipe da Terra Planejamentos.

“O apoio do setor local também foram determinantes para a decisão, já que até então não havia nenhum escritório especializado na organização de projetos para crédito rural. Isso, sobrecarrega as entidades e dificulta bastante para os produtores, que precisavam às vezes procurar em outras cidades demandando mais tempo ainda do agricultor, que já tem a vida bastante corrida”, comenta Joaquim.

Hoje, a produção agrícola de Fernandes Pinheiro tem um volume bastante expressivo, tendo o último Volume Bruto da Produção (VBP) do ano de 2019, somado R$ 215,7 milhões – os dados são do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral). Esses números podem crescer ainda mais com a oportunidade do produtor ter mais recursos para investimento na sua lavoura e propriedade rural.

CRÉDITO RURAL 

Através da Terra Planejamentos, o agricultor pode pleitear recursos para investir desde a compra de insumos – sementes, fertilizantes, agrotóxicos, investimento – compra de maquinários, tratores, equipamentos, e também para a construção de residências rurais.

“Hoje, 85% dos meus clientes são agricultores familiares, nesta linha o principal benefício são as taxas de juros, que oscilam entre 2.75% a 4%, (na atual safra 2020/21), já o agricultor empresarial tem uma taxa de 6% a 8%. São juros baixos, que compensam para o produtor investir”, relata Joaquim.

Outro ponto positivo do crédito, são os serviços que já vem junto com a contratação, que é o seguro agrícola e a assistência técnica. “Para a agricultura familiar o seguro agrícola é obrigatório, hoje com toda instabilidade climática que vivemos é preciso assegurar o cultivo, pois o investimento na lavoura é muito alto, se gastando em torno de R$ 3 mil em adubo e semente para uma área em torno de 24 mil metros”, comenta o proprietário da Terra Planejamentos.

Ainda, o produtor ao contratar o crédito rural, irá receber três visitas da equipe técnica, que irá conferir as seguintes fases da lavoura: germinação, floração e maturação. “Claro que caso ocorra alguma situação adversa nós iremos fazer a visita, principalmente se houver alguma intempérie climática, como vendaval, muita chuva, estiagem, por que as vezes é preciso fazer um laudo para acionar o seguro agrícola da lavoura”, explica.

COMO PLEITEAR O CRÉDITO

Para fazer a contratação, o agricultor precisa ter toda a documentação do terreno, e ainda, será necessário um avalista ou uma garantia real. A partir de então é organizado uma proposta ao banco, “a primeira vez que o agricultor faz o processo que é preciso pensar em toda a documentação, nos próximos anos, toda a papelada já está no escritório, então fica muito mais fácil o preparo do projeto”, esclarece Joaquim.

Com a proposta pronta e encaminhada, quando é operação de custeio é possível ter a liberação dos recursos em menos de 24 horas.  “O crédito rural é um aliado do produtor rural, principalmente se ele usar da forma correta o recurso. Nesses cinco anos de atendimento, já vi produtores que melhoraram e evoluíram muito em suas propriedades através do uso do crédito rural. São agricultores que todos os anos, utilizam do recurso para fazer seus investimentos”, conta.

 

Texto: Adriana Souza

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: