Notícias

Inovação foi tema do último dia do WinterShow 2021

O palco principal recebeu três palestras: com o agrônomo Bruno Dupin, o palestrante Luciano Salamacha, e o consultor Paulo Augusto Zanardi Junior

Nesta quinta-feira (7), a Cooperativa Agrária Agroindustrial e a FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) realizaram o último dia do WinterShow 2021. A inovação foi o tema escolhido para encerrar o maior evento técnico de cereais de inverno do Brasil.

A programação começou com uma rodada extra de palestras simultâneas com os pesquisadores da FAPA. “A procura pela parte técnica foi muito grande. Por isso, a pedido dos cooperados, oferecemos mais uma oportunidade para o público ter acesso aos resultados obtidos pelos nossos pesquisadores no último ano”, explicou o Diretor Vice-Presidente da Cooperativa, Manfred Majowski.

O palco principal do WinterShow recebeu três palestras. Na primeira delas, o agrônomo Bruno Dupin falou sobre a disrupção no agronegócio. Ele ressaltou a importância da quebra de padrões para o sucesso em projetos a médio e longo prazo. “Muita coisa que acontece hoje terá impacto daqui 10, 15 anos. É preciso estar atento e, principalmente, conhecer o mercado”, afirmou.

Segunda palestra

Quem também esteve no evento foi o palestrante Luciano Salamacha. Com bom humor, ele usou a neurociência para explicar como a inovação tem impacto na vida do ser humano. “A inovação nasce da insatisfação, da vontade de fazer mais e melhor”.

Terceira palestra

 

A programação técnica foi encerrada com um assunto cada dia mais presente no agronegócio: o mercado de créditos de carbono. Para Paulo Augusto Zanardi Junior, consultor da GSS Sustentabilidade e Bioinovação, a preocupação com o meio ambiente tem relação direta com as questões sociais e econômicas.

Ele mostrou como funciona o processo para criação e aprovação de projetos de crédito de carbono e ressaltou os prognósticos para o aumento desse nicho para os próximos anos. “Hoje temos o crescimento de incentivos econômicos para projetos de créditos de carbono. A expectativa é que esse mercado chegue a movimentar 53 bilhões de dólares na economia mundial”, esclareceu.

Presença

O último dia do WinterShow 2021 contou com a presença do Secretário Estadual de Planejamento do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge. Ao visitar os estandes do evento e participar do Bremsvagen – desafio de tratores, ele parabenizou a comunidade do Distrito de Entre Rios. “Vocês desbravaram essa região e construíram tudo isso. Continuem trabalhando e ajudando do desenvolvimento do Paraná e do Brasil”, disse.

Saldo positivo

Na avaliação do Diretor Vice-Presidente da Agrária, a 18º edição do WinterShow superou as expectativas de público. Durante todo o evento, cerca de três mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Agrária para participar das palestras e conhecer as novidades oferecidas pelos expositores para o setor do agronegócio. “Recebemos cooperados, produtores da região e produtores que fazem parte do projeto de intercooperação da Maltaria Campos Gerais. Percebemos que o produtor estava sentido falta do contato com as pesquisas e sem dúvida, sabemos que o WinterShow é uma vitrine para as culturas de inverno”, concluiu Majowski.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: