Notícias

De Bora Bier, cerveja artesanal nascida em Imbituva é reconhecida nacionalmente pela sua qualidade

Imbituvense, o mestre cervejeiro estuda há mais de 30 anos sobre o assunto

O universo das cervejas artesanais nunca esteve tão em alta no Brasil, mais do que uma tendência, a produção já vem sendo estudada pelo imbituvense, Edigyl Pupo, há mais de 30 anos. E todo esse apreço pelo assunto virou negócio com produção própria e com cursos de formação, já tendo mais de 3 mil alunos formados.

 

 

Minha história com a cerveja vem de família, desde muito pequeno acompanhava minha avó e mãe fazer as cervejas caseiras, que são bem comuns de serem feitas em casa aqui na região. Lembro até hoje do aroma quando uma delas explodia, o que era bem comum”, recorda Edigyl.

 

 

O mestre cervejeiro conta que foi durante a faculdade de Agronomia que começou a se interessar e estudar mais sobre as cervejas artesanais. “É uma iguaria que existe desde o começo da civilização, e por diversos fatores de fermentação, a cerveja, o pão e o vinho são itens que caminham juntos com a história da humanidade”.

 

 

O COMEÇO

 

No ano de 2007, Edigyl sofreu um acidente grave que o deixou sem andar por seis meses. “Foi nesse período meio que sabático da minha vida, que comecei a fazer cerveja em casa, na panelinha mesmo. E neste tempo eu só fazia, quem experimentava eram meus amigos, e eles começaram a me incentivar, não sei se para me agradar ou não, mas comecei a me aprofundar mais no assunto”, brinca Edigyl.

 

E em 2008, uma das suas cervejas, a Poderosa Ipa ganhou um concurso nacional. “Isso me motivou e a partir de então começamos a investir numa linha comercial e, deste tempo para cá, as cervejas já foram premiadas em outros concursos pelo Brasil”, cita.

 

O Brasil tem o terceiro maior concurso de cervejas artesanais do mundo, é um setor bastante competitivo. “Todas as premiações nos deram um ânimo a mais em continuar a investir, a estudar cada vez, por que para fazer cerveja de qualidade não tem outro jeito, é preciso buscar conhecimento”, destaca Edigyl.

 

PRODUÇÃO

Hoje, a marca De Bora Bier continua tendo muitos testes na propriedade na comunidade de Palmar, em Imbituva, mas a produção comercial é em Curitiba. “Lá temos uma parceria com o Samuel, nosso amigo da Cervejaria Bodebrown, onde utilizamos a estrutura para produzir as receitas em escala comercial e fazer a distribuição para diversos pontos do país”, conta.

 

 

Em 2014, para compartilhar todo o conhecimento adquirido, o mestre cervejeiro Edigyl começou a ministrar cursos na Cervejaria Bodebrown, em Curitiba. “É um curso para a pessoa aprender a fazer cerveja na panela, em casa. É um nível iniciante para apreciadores fazerem sua própria cerveja”, explica.

 

Devido a Pandemia desde fevereiro de 2020, os cursos estão suspensos. Mas, nos últimos 10 anos, já foram mais de 3 mil alunos formados pelo mestre cervejeiro.

 

CERVEJAS

Hoje, são diversas as cervejas produzidas pela marca De Bora Bier, entre elas: Poderosa Ipa, Robust Porter, Extreme e Belgian Dubbel – preparadas especialmente para serem degustadas pelos mais exigentes paladares. “Falar sobre cerveja é sobre uma mudança na minha visão de mundo, é algo que gosto muito de fazer”, afirma.

 

As cervejas já participaram de vários concursos nacionais tendo sido premiadas em muitos deles, com receitas únicas e testes que são contínuos, a qualidade e sabor incomparável são características da marca.

 

cervejas artesanais

RAÍZES

 

A propriedade na comunidade de Palmar está com a família Pupo em torno de 120 anos. E sempre teve como atividade principal a extração de erva-mate, que inclusive há cerca de 3 anos é certificada orgânica – com comercialização destinada para uma ervateira da região.

 

A propriedade da família também teve anos atrás uma ervateria, e hoje, o espaço onde era usado como a sapecadeira da erva, se tornou a cervejaria artesanal do Edigyl. “Há uns quatro anos senti que era momento de investir em algo diferenciado na propriedade, por que toda a nossa família sempre viveu aqui, tem muita história, é nossa raiz”, comenta.

 

Os planos pós Pandemia é investir num espaço de lazer aliado ao turismo rural, tendo claro, a fabricação da cerveja artesanal como a atração principal.

 

Fonte: AgroRegional

 

@DeBoraBier 
Facebook e Instagram

 

 

folha impresso

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: