Notícias

Cocari lança projeto de avaliação de perdas na colheita com metodologia da Embrapa

Conforme a metodologia utilizada, quando há perda de mais de uma saca de grão por hectare (60kg), essa perda já é considerada desperdício

O consultor do DETEC Cocari Edinei de Souza Melo com copo medidor da EMBRAPA

Para reduzir as perdas de colheita de soja e otimizar os lucros de seus cooperados, a Cocari disponibilizou aos seus cooperados o Projeto de Avaliação de Colheita Cocari (PACC), que usa a metodologia da EMBRAPA para medir as perdas aproximadas na lavoura.

 

 

Segundo essa metodologia, quando há perda de mais de uma saca de grão por hectare (60kg), essa perda já é considerada desperdício.

 

 

Assim, para minimizar os prejuízos na lavoura, a equipe técnica da Cocari vai a campo e realiza a avaliação por meio do copo medidor da EMBRAPA. Após a passagem da colheitadeira, são recolhidos os grãos de soja perdidos no solo, em uma área de 2 metros quadrados, e colocados dentro do copo.

 

 

A partir da marcação do recipiente, em escala graduada, o consultor calcula a quantidade total de sacas perdidas no processo. Para garantir dados mais confiáveis, são realizadas três medições. Essas informações são inseridas no aplicativo da Cocari, via CRM, na modalidade de Serviços, no Relatório em Tempo Real.

 

 

Tendo essa informação, o produtor pode acompanhar a evolução das perdas na safra e assim tomar decisões mais rapidamente, evitando prejuízos e desperdício em sua produção e aumentando a eficiência.

 

 

De acordo com o gerente técnico da Cocari no Paraná, Marcelo Luís Basso Meneguim, o programa visa estreitar ainda mais o relacionamento entre consultor, cooperado e cooperativa.

 

 

“O consultor não vai estar acompanhando apenas o planejamento da safra, a venda e o acompanhamento dos tratos fitossanitários, mas também o acompanhamento da colheita. E é na colheita que o resultado de todo esse trabalho de consultoria acontece, pois as perdas que podem ocorrer não passam mais despercebidas. Portanto, com o PACC, os nossos consultores estão devidamente treinados, em parceria com a EMBRAPA, para prestar mais um serviço de excelência ao nosso cooperado”, afirma Meneguim. 

 

 

 

Todos os consultores técnicos contam com o Kit Embrapa e estão aptos a realizarem a medição nas propriedades. Para mais informações, procure a sua Unidade Cocari.

 

***Informativo Cocari

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: