Notícias

Cocari apresenta condições das lavouras de soja da safra 21/22 no Paraná

Segundo o gerente técnico da Cocari, Marcelo Luís Basso Meneguim, em algumas áreas tradicionais da Cocari, o plantio está praticamente concluído

Os produtores de soja cooperados da Cocari no Paraná passam pela fase de conclusão do plantio, apresentando lavouras em boas ou excelentes condições.

De acordo com o gerente técnico da Cocari no Paraná, Marcelo Luís Basso Meneguim, no Vale do Ivaí, o plantio está tecnicamente finalizado. Na região dos Campos Gerais, aguarda-se a conclusão do plantio.

O gerente falou sobre os índices positivos das lavouras paranaenses. “Estamos com aproximadamente 94% das lavouras em condições boas/excelentes, 5,5% em condições regulares e apenas 0,5% em condições ruins/péssimas, em razão dos altos volumes de chuva ocorridos nessas localidades. Em relação aos estágios das culturas, ainda temos 25% a plantar. A maior concentração dessa soja a plantar está nos Campos Gerais, que segue dentro da época recomendada para o plantio naquela região. Em algumas áreas tradicionais da Cocari, o plantio está praticamente concluído, faltando algumas áreas de difícil acesso ou que sofreram com problemas de encharcamento ou erosão”, comenta.

O supervisor técnico destaca que, na área plantada, 50% da soja já emergiu e, dessa parcela, 25% já está em desenvolvimento vegetativo (V3 e V4). “Nesse estágio, o produtor já consegue iniciar os tratos culturais para combater plantas daninhas, fazendo o manejo químico de herbicidas, adicionando inseticidas contra besourinhos e vaquinhas, pragas pontuais que têm alcançado as lavouras. Os agricultores podem iniciar, inclusive, a adição de micronutrientes para o desenvolvimento da soja”, orienta.

Produtividade

Conforme Meneguim, a safra atual atravessa um período de condições favoráveis à produtividade. “Um ponto interessante na comparação com a safra anterior é que estamos fazendo o plantio em uma época muito favorável. Tivemos escalonamento de plantio no final de setembro e depois viemos avançando na evolução do plantio à medida que a ocorrência de chuva nos permitiu”, conta.

O Detec Cocari está à disposição para atender os cooperados, esclarecendo dúvidas e auxiliando os produtores a alcançarem excelentes resultados na lavoura.

Fonte: Cocari

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: