Notícias

Afubra planta muda de ipê-amarelo em Irati e Imbituva

A ação teve como objetivo comemorar as duas décadas do Bolsa Sementes, projeto realizado junto às escolas na coleta de sementes de árvores nativas

 

Para comemorar os 20 anos do Bolsa Sementes, ação realizada pelo Projeto Verde é Vida, da Afubra, a empresa realizou o plantio de uma muda de ipê-amarelo na Praça da Igreja Matriz de Irati. A ação ocorreu no dia 24 de julho.

 

O município de Imbituva, onde a Afubra também atua, também teve uma muda da árvore plantada no dia 30 de junho.

 

Alunos participaram e foram animados pelo mascote do Verde é Vida, o Afubrinha.

 

 

 

De acordo com o gerente da Afubra Irati e Imbituva, Lazaro Ramon Bock, o Bolsa Sementes é um trabalho realizado junto às escolas parceiras, onde as instituições coletam sementes de árvores nativas levadas pelos alunos. “São mais de cem espécies que estão dentro do nosso catálogo, espécies essas que hoje precisam ser reflorestadas, retomadas, dentro do contexto do meio ambiente”, afirmou.

 

Depois de coletadas, as sementes são enviadas pela Afubra para a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde são selecionadas e guardadas para serem devolvidas a viveiros e para formação de mudas para vendas. Segundo Lázaro, uma parte é destinada para doação. “Uma parte dessa produção pode ser doada para fazer reflorestamento em parceria com as escolas e instituições desses municípios que a gente participa”.

 

 

Além de contribuir com a manutenção de árvores nativas, as escolas recebem um retorno financeiro. “É em forma de cheque presente que pode ser trocado também em produtos da Afubra. E o principal objetivo disso é reflorestar áreas degradadas junto às escolas, junto até mesmo a produtores rurais”.

 

Outra forma de incentivo é a escolha de uma escola representante dos municípios onde o Verde é Vida ocorre, para participar da ExpoAgro Afubra.

 

“Um dos reconhecimento é que todos os anos, o projeto Verde é Vida escolhe um trabalho de pesquisa científica dos alunos dessas escolas parceiras, que são selecionadas em reuniões pedagógicas, por uma equipe de fora e dois alunos com um professor são levados para representar a nossa região de Imbituva e Irati na exposição que é a ExpoAgro Afubra. Lá então levam tanto o trabalho, quanto o nome do município dentro feira, para que possa ser divulgado o trabalho que é realizado dentro do projeto na região e também levar o nome do município para além das fronteiras do nosso estado”, destacou o gerente da Afubra.

 

NÚMEROS

 

Atualmente, são 61 municípios, distribuídos em 14 regiões de atuação do Verde é Vida, que tem parceria com a Bolsa. Ao longo 20 anos, foram sendo inauguradas filiais da Agro-Comercial Afubra e, com isso, expandida a área de atuação do Verde é Vida e da Bolsa de Sementes”, finaliza Adalberto. Na região de atuação de Imbituva e Irati já foram coletados 2.811,2 quilos.

 

O mascote Afubrinha também participou da ação.

 

*Com informações de assessoria

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: