Notícias

Prejuízos na colheita: confira 6 dicas para reduzir as perdas

Tenha o controle da sua propriedade e garanta a rentabilidade da sua atividade agrícola

 

A hora da colheita requer muita atenção e cuidado do produtor rural. Para garantir bons resultados, o agricultor precisa estar atento para reduzir as perdas e assim evitar grandes prejuízos. Diversos fatores podem impactar e contribuir com as perdas: condições climáticas, falhas em equipamentos, presença de pragas agrícolas, entre outros.

 

Para ajudar nesse processo de identificação e redução dos casos, é possível adotar medidas e estratégias. Nesse artigo, você irá conferir 6 dicas para evitar perdas na sua produção agrícola.

 

Como evitar prejuízos na colheita?

 

Nem sempre é possível garantir 100% da colheita o tempo todo. Mas, para evitar prejuízos, o produtor rural deve planejar com precisão o cultivo, analisar o solo, otimizar recursos, além de contar com uma boa proteção financeira para casos emergenciais. Veja as nossas dicas e aplique na sua fazenda.

 

1. Avaliação do solo

 

Analisar o solo é um passo muito importante para garantir uma boa colheita. É importante ter o conhecimento sobre a sua composição, para assim identificar os minerais e nutrientes presentes na terra.

 

Com esses dados em mãos, você pode relacionar com as necessidades nutritivas daquilo que deseja cultivar naquele espaço. Dessa forma é possível garantir o manejo mais adequado.

 

2. Atenção às condições climáticas

 

O clima pode impactar diretamente na sua colheita. Se você quer garantir a rentabilidade e a produtividade da sua atividade agrícola, você precisa levar em consideração as condições climáticas da sua região.

 

Cada planta tem as suas particularidades e necessita cuidados distintos. É preciso reconhecer as necessidades daquilo que quer cultivar e observar se há chances de realizar o plantio. Identifique o material que melhor se adequa ao seu ambiente, analisando a temperatura e umidade do local.

 

3. Treinamento para a equipe

 

Se você quer garantir bons resultados durante a colheita, é preciso capacitar a sua equipe. Isso porque os operadores das máquinas precisam estar aptos para manusear o equipamento e tirar o melhor proveito do recurso.

 

Com o treinamento adequado, o seu colaborador estará capacitado para exercer a função com excelência, identificando possíveis falhas no processo e ajustando para minimizar as perdas.

 

4. Controle das pragas agrícolas

 

Outro fator que compromete a colheita é a presença das pragas agrícolas. Por isso é necessário saber identificar as pragas e doenças que podem ocorrer no seu plantio.

 

Para ter uma boa produção agrícola, você precisa se atentar ao manejo para controlá-las. Uma boa estratégia é realizar o monitoramento constante da cultura para evitar surpresas com o surgimento da pragas.

 

5. Tecnologia a seu favor

 

O campo está ficando cada vez mais tecnológico e o produtor rural deve usar isso a seu favor. Invista em recursos e inovações que possam te auxiliar a reduzir as perdas da sua lavoura.

 

No mercado há diferentes ferramentas disponíveis que ajudam no gerenciamento, monitoramento e otimização dos recursos. Dessa forma é possível obter uma colheita cada vez mais precisa e eficiente.

 

6. Seguro Rural

 

Por mais cuidados que o produtor rural tenha com a sua lavoura, há imprevistos que podem comprometer todo o trabalho do período. Alagamentos, incêndios, ventos fortes são um dos exemplos que podem causar muitos prejuízos ao agricultor.

 

Ter um seguro rural pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Afinal, você terá acesso aos recursos necessários para dar continuidade a sua atividade agrícola.

 

***Sicredi

 

 

No Sicredi, o associado tem mais tranquilidade para seguir com as tarefas rotineiras da fazenda. Nós disponibilizamos diferentes opções de seguro com diversas coberturas e serviços que se adaptam às necessidades do campo, além de assistências específicas que garantem mais conforto para a gestão do seu agronegócio.

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: