Notícias

Erva-Mate – Atenção produtor: Setembro é mês de adubar!

Confira a coluna sobre erva-mate do engenheiro agrônomo e consultor da Consulmatte na região de São Mateus do Sul, Matheus Silva Monteiro

Matheus Silva Monteiro, é engenheiro agrônomo, consultor de erva-mate na região de São Mateus do Sul há mais de quatro anos, através da Consulmatte. Sendo que há 10 anos estuda a cultura em todas as suas fases evolutivas.

O fim do inverno marca o início dos trabalhos nos ervais, e é em setembro junto com a Primavera que o produtor deve estar preparado para realizar as adubações. Uma análise de solo é fundamental para uma boa recomendação de adubação bem como para aplicação do calcário, que ainda é um tabu para os produtores de erva-mate.

O calcário é muito importante para o bom desenvolvimento do erval e sua aplicação deve ser feita com base nos resultados a análise e solo e recomendação feita por um profissional capacitado.

 

Para adubar um erval, além da análise do solo o produtor ainda deve ter em mãos os registros e colheitas, saber os intervalos entre as colheitas (se é com um ano, um ano e meio ou 2 anos) com todas essas informações em mãos o profissional, capacitado, consegue fazer uma boa recomendação de adubação.

É muito importante que o produtor se atente as épocas de aplicação dos fertilizantes que são nos meses e Setembro e Janeiro, momento em que as erveiras estão soltando suas brotações e que mais precisam de nutrientes para o seu desenvolvimento. Com a chegada o calor e as chuvas o produtor também não pode deixar de monitorar o ataque e pragas e plantas daninhas. Setembro é hora de trabalhar!

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: