Notícias

Conheça o SENAR – PR

SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma instituição/empresa do Sistema S que presta esse serviço gratuito a todos

Desde sempre a qualificação profissional é um dos pilares do desenvolvimento, com a globalização, o avanço da agricultura sendo responsável por quase 27% do Produto Interno Bruto do país, ou seja, de cada 10 reais que circulam em riquezas, quase 3 reais são entregues pela   agricultura. Por isso pensar em qualificação e busca de informações nunca foi tão necessário nesses tempos que a gestão, a sustentabilidade e o empreendedorismo numa propriedade rural são o segredo do sucesso!

O SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma instituição/empresa do Sistema S que presta esse serviço gratuito a todos: agricultor, trabalhador rural,  associação de produtores, fumageiras  e empresas rurais em geral.

O SENAR  abrange 21 municípios da chamada Regional Irati, fazendo parte assim das 10 regionais instaladas em cidades estratégicas do Paraná. Segundo o que informa o Eng. Agrônomo Eduardo Figueiredo Mercado Supervisor regional, terminamos a cada ano  um público estimado de 10 mil pessoas que participaram em cada um dos cursos  nessa regional, o SENAR Irati atua aqui na região há 12 anos.

Mercado como é chamado, destaca que a procura por cursos tem  aumentado e muito em certas cadeias produtivas como tabaco, madeira, piscicultura, apicultura, grãos, bovinocultura leiteira  e olericultura, além dos cursos abrangidos pela NR”s (Normas regulamentadoras), onde o SENAR tem uma grade de cursos de qualificação rural voltados a cada uma dessas cadeias produtivas entregando cursos de qualidade, modulares e gratuitos, colaborando assim para que o produtor rural se qualifique, busque mais conhecimentos e melhore sua capacidade produtiva, que nem sempre representa vender por preço maior, mas sim economizar em técnicas, manejo e conduzir a lavoura de forma mais segura e rentável.

Certas áreas de conhecimento Mercado aponta que são fundamentais numa propriedade e nisso o SENAR desenvolve cursos específicos que facilitam o modo como o produtor enxerga a propriedade, nisso citamos o curso Programa Empreendedor Rural uma parceria SENAR/FAEP/SEBRAE e FETAEP que já formou ao longo dos muitos anos de existência mais de 18 mil  agricultores só no Paraná, o PER como é chamado forma um produtor mais consciente do capital humano, social e do que a propriedade tem, vale e oferece como modelo de negócio. Nesse programa ocorre o  desenvolvimento de um projeto de vida, de negócio, do tamanho da propriedade e realidade do agricultor, feito por ele e para ele. A mudança de atitude é garantida na propriedade através de temas como administração, empreendedorismo, pró atividade, tomada de decisão e finalmente o projeto que ajudam na gestão e no planejamento estratégico.

Outro curso que desenvolve o modo de pensar como gestor é o curso de Gestão Rural, que potencializa as ferramentas de administração e o modo de pensar diferente do agricultor, trazendo para ele um olhar mais crítico sobre sua propriedade, o tipo de exploração agrícola que desenvolve e finalmente uma condução mais profissional como gestor da propriedade.

Finalmente apresentamos o Programa Mulher Atual, um programa totalmente voltado para a mulher rural, curso ministrado por instrutora qualificada do SENAR e que tem obtido resultados positivos por onde é aplicado. O Mulher Atual é todo estruturado para a mulher do campo, com temas como associativismo, empreendedorismo, sucessão familiar e autoestima, conhecimento pessoal e familiar, adaptação as mudanças que são temas que contribuem positivamente para a mulher do campo ter mais resultados, sentir-se mais inserida na propriedade, pertencente vamos assim dizer aquele meio, e com uma valorização que tem ajudado a mulher  entender seu fundamental papel no campo. Hoje destaca o Supervisor Mercado que a mulher vem assumindo um protagonismo na propriedade muito importante, elas estão cada vez mais participando das atividades, ajudando na gestão e buscando novos caminhos.

Finalmente destaca o Supervisor regional o Herdeiros do Campo um curso pensado minuciosamente para a questão da sucessão familiar na propriedade rural onde buscamos através de 5 encontros, sempre 1 vez por semana destacar para a família rural: pai, mãe e o filho sucessor a partir dos 14 anos a importância da ferramenta de gestão e planejamento a médio prazo da sucessão familiar. Uma família hoje não pode pensar isoladamente na propriedade, ela precisa conscientizar que o tempo passa, e que uma estratégia importante para continuidade das atividades volta-se para a sucessão familiar, numa busca de “passar o bastão” para o filho. Esse curso tem apresentado resultados surpreendentes e visto como um planejamento estratégico da propriedade.

Esses cursos acima entram no que o SENAR  chama de Programas Especiais, que são programas de maior durabilidade, mas todos modulares, encontros 1 vez por semana, para que o produtor consiga participar e ter o máximo de aproveitamento.

Muitas vezes o produtor rural prende suas atividades no tecnicismo, nas atividades corriqueiras do  dia a dia e acaba esquecendo de procurar cursos, “pensar fora da caixa”,  buscar alternativas e conhecimento.  Isso vem mudando a cada ano onde percebemos o quanto importante é qualificar, buscar informação e nisso contamos com a participação dos agricultores dessa região, onde a procura ano a ano é crescente.

O SENAR oferta gratuitamente cerca de 250 títulos de cursos, alguns voltados para apoio as atividades rurais como aplicação segura de defensivos agrícolas, motosserra, tratorista, colhedora de grãos entre muitos outros títulos de apoio as atividades agrossilvipastoris. E como acessar os cursos? O SENAR-PR tem em certas cidades o Sindicato Rural Patronal que são cooperados, nele temos a figura do mobilizar, um funcionário que auxilia na marcação dos cursos e busca o instrutor mais próximo e disponível para atendimento dos cursos. Em cidades sem sindicato rural temos inúmeras parcerias com órgãos de extensão rural, secretarias de agricultura e empresas rurais que marcam os cursos diretamente com nosso escritório em Irati.

Para maiores informações fica o registro de nossos contatos:

regionalirati@senarpr.org.br / 42 – 34225301

Eduardo Figueiredo Mercado

Eng. Agrônomo

Supervisor regional / SENAR-PR Regional Irati

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: