Notícias

COLUNA – Qual a importância das culturas de cobertura?

As plantas de cobertura podem auxiliar na descompactação e evitar o aparecimento de plantas daninhas. Veja o material produzido pela Stara

 

 

As culturas de cobertura são aliadas para altas produtividades, pois influenciam diretamente na qualidade do solo. Elas oferecem proteção ao solo, evitando erosões e garantindo uma capacidade de retenção maior de água comparado a um solo descoberto. As plantas de cobertura também podem auxiliar na descompactação, além de evitar o aparecimento de plantas daninhas.

 

 

Uma maneira de semear a cultura de cobertura é o Sistema Ponte Verde da Stara que proporciona a semeadura em toda extensão da barra do pulverizador autopropelido com eficiência e precisão. Esse processo é realizado utilizando o mesmo rastro da pulverização, reduzindo o tempo de operação, o consumo de combustível e as perdas por amassamento.

 

 

Nesse sistema, a sobressemeadura é feita em período antes da colheita. No caso da soja, o momento ideal para implantação da cultura de cobertura com o Ponte Verde é no estádio R7.0, período do início da maturação com cerca de 60% da área com cobertura verde, como mostra uma pesquisa realizada pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA).

 

 

Para produtores com sistema lavoura-pecuária a aplicação da sobressemeadura com o Sistema Ponte Verde também é uma ótima opção, pois adianta entre 15 a 20 dias a semeadura das pastagens como braquiária, aveia e azevém.

 

 

Além disso, o Sistema Ponte Verde proporciona excelente uniformidade na semeadura com coeficiente de variação máximo de 10%, segundo dados da FAPA e da Fundação MT.

 

 

Disponível nos pulverizadores autopropelidos Imperador 3.0 e Imperador 2000, o Sistema Ponte Verde traz diversos benefícios para sua lavoura.

Fonte: Stara

Comentários

Quer ficar por dentro de todas as notícias? Entre no nosso grupo do whatsapp: